Harmonização e Rearmonização
Curso Online de Harmonização e Rearmonização
AGUARDE DATA PARA CURSO LIVRE.
CURSO ATIVO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM PRÁTICAS CRIATIVAS.
O CURSO É ONLINE AO VIVO + CONTEÚDOS GRAVADOS e MATERIAIS
(confira abaixo o calendário dos encontros ao vivo)
Encontros de uma hora e meia cada um ao vivo + PLATAFORMA cheia de conteúdos!
DATAS DOS ENCONTROS:
Segundo semestre de 2024 a definir
CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA PRÉ-INSCRIÇÂO PARA A PRÓXIMA TURMA
(ou copie e cole o link: https://forms.gle/jT7U1AzbuFg4ahfPA )
*Todos os encontros ficam gravados para quem quiser assistir novamente.
Este curso é para todos aqueles que gostam de harmonia, de harmonizar e rearmonizar músicas, canções, melodias, de criar novas sonoridades!
Nível do curso: Intermediário/Avançado.
___________
Pré-requisitos:
– Conhecimento de cifras e formação de acordes;
– Conhecimento básico de harmonia funcional (campo harmônico diatônico, cadências V-I, II-V-I);
O que vamos estudar neste curso de música online:
Aprendemos técnicas de harmonização e rearmonização tonal e não-tonal
Curso com TURI COLLURA
Exercícios práticos:
- Por meio de exercícios práticos, você aprende a utilizar as técnicas de harmonização apresentadas.
- Aplicamos os estudos em músicas.
Nível deste curso online: intermediário/avançado
(uma foto de um curso acontecido anteriormente)
ALGUNS COMENTÁRIOS DE QUEM JÁ FEZ O CURSO:
Os encontros são realizados via ZOOM, com a interação dos participantes (acesso pelo smartphone, tablet ou computador).
Após o término de cada aula, a gravação da mesma é disponibilizada para o grupo.
____________________
Curso Online com certificado
O Terra da Música trabalha com a emissão de certificados online após a conclusão do curso, agregando valor ao seu currículo musical.
____________________
POR QUANTO TEMPO VOCÊ TERÁ ACESSO AOS CONTEÚDOS?
Por UM ANO INTEIRO!! Poderá rever as aulas e acessar todos os conteúdos complementares do curso!!
Sua compra segura com Paypal em até 12X sem juros no cartão de crédito.
Se preferir boleto ou transferência entre em contato.
Detalhes do curso
-
Tópicos145
-
Videos100
-
Áudios8
-
Leituras87
-
Duração40 horas
-
CertificadoSim
-
NivelAvançado
Clique sobre cada aula para visualizar os seus conteúdos
Conceitos Preliminares
- Harmonização da escala maior por tríades
- Resolução dos exercícios
- As funções harmônicas
- Ouvindo as funções harmônicas (1)
- Ouvindo as funções harmônicas (2)
- Exemplos de funções harmônicas
- Harmonização da escala maior por tétrades
- Resolução dos exercícios
- Exercícios complementares
- Diferença entre Tônica e Fundamental
- Classes de funções tonais
- O trítono e o movimento V7-I
- Exercícios de fixação
- Progressões harmônicas de base
Preparação para a técnica 1
- O clichê harmônico II-V-I
- Exercícios de fixação (1)
- Exercícios de fixação (2)
- Sobre a escrita analítica do acorde V7
- As Dominantes secundárias e suas características
- Exercício de análise harmônica
- A cadência II-V secundária
- Mais alguns elementos de análise harmônica
- Clichês harmônicos por quintas descendentes (parte I)
- Exercício 1
- Clichês harmônicos por quintas descendentes (parte 2)
- Exercício 2
- Clichês harmônicos por quintas descendentes (parte 3)
- Clichês harmônicos por quintas descendentes (parte 4)
- Outras combinações de acordes e clichês
Rearmonização: Técnica 1
- Rearmonizando uma melodia muito conhecida
- Um primeiro exercício de rearmonização
- Exercício de rearmonização
- Outro exemplo de rearmonização
- Mais uma melodia para rearmonizar
A nota pedal na Rearmonização
- A nota pedal e suas características
- Exemplos de aplicação da nota pedal
- Nota pedal no canto
- Exercício de harmonização com nota pedal
- Re-harmonização mediante baixo pedal
- Re-harmonização mediante baixo pedal
Preparação para a técnica 2
- SubV7: quando e como usar
- Clichês com acordes diminutos
- Exercícios de Rearmonização
- Exercícios de Rearmonização
- Acordes diminutos: características e funções (I)
- Acordes diminutos: características e funções (II)
- Clichês com acordes diminutos
- O acorde Sub V7
- Exercício de análise harmônica
- Aplicação do SubV7
- SubV7: quando e como usar
- Variações do Turnaround
- Exercício de fixação (1)
- Exercício de fixação (2)
- Exemplos de rearmonização com acordes Dim e SubV7: Lua Branca
- Exemplos de rearmonização com acordes Dim e SubV7: Misty
Rearmonização: Técnica 2
- Outros exemplos de rearmonização e considerações
- O pau, o gato e os acordes de dominante
- O pau, o gato e os acordes de dominante
- Exercícios de rearmonização
- Exercício de Rearmonização
- Exemplos de harmonização e rearmonização
- Exemplo de rearmonização: Somewhere over the rainbow
- Harmonização com nota pedal
A Tonalidade Menor
Expandindo a Tonalidade
- As tonalidades vizinhas e sua contribuição
- Acordes de Empréstimo Modal (parte 1)
- Acordes de Empréstimo Modal (2)
- Dominantes dos AEM
- Dominantes sem função de dominante
- Dominantes sem função de dominante
- Expandindo a tonalidade: o conceito de Monotonalidade
- Clichê SubIIm7 – SubV7
- Algumas aplicações do clichê SubII-SubV
- Análise da harmonia da música “O barquinho”
- Análise e considerações sobre O barquinho
- Diferentes acordes com função de dominante e seu uso
- Diferentes acordes com função de dominante e seu uso
Preparação para a Técnica 3
Rearmonização: Técnica 3
Rearmonização: Técnica 4
- As Estruturas Constantes e a rearmonização (parte 1)
- As Estruturas Constantes e a rearmonização (parte 2)
Ampliação Harmônica
- Substituição da dominante (1)
- Substituição da dominante (2)
- Eu e a brisa: Exemplos de rearmonização
- O acorde interpolado
- Ampliação harmônica mediante interpolação
Rearmonização 5
- Resumo das técnicas estudadas
- Exercício 1 de rearmonização
- Exemplos de rearmonizações (1)
- Exemplos de rearmonizações (2)
- A Garota, Ipanema e as estruturas constantes
Estruturas Constantes
- As Estruturas Superiores
- Estruturas Superiores: modos da escala maior
- Exercício de Fixação
- Estruturas Superiores: modos escala menor melódica
- Exercício de fixação
Policordes
- Policordes na área da Tônica
- Policordes na área de Subdominante
- Policordes na área da Dominante
- Exemplo de aplicação dos Policordes
- Exemplo de aplicação dos Policordes
Rearmonização 6
- Harmonizando com 2 Estruturas Constantes
- Exercício de rearmonização
- Exemplo de rearmonização
- Diferenças entre harmonizar e rearmonizar: exemplos
Acordes por quartas (1)
- Sistemas harmônicos por quartas ou acordes por quartas?
- Acordes quartais de 3, 4 e 5 notas
- Exercício
- Acordes por quartas no âmbito da Tônica maior
- Nomenclatura dos acordes por quartas
- Do jônico para o lídio
- Exercícios de fixação
- Inversões dos acordes por quartas e acordes híbridos
- As possíveis interpretações de um acorde
- Acordes por quartas: IIm7 (dórico)
- Exercícios de fixação
Acordes por quartas (2)
- O acorde So What
- Exercício de fixação
- Estrutura Especial de Tipo A
- Acordes por quartas: acordes Xm7(b5)
- Exercício de fixação
- Acordes por quartas no âmbito da dominante
- Acordes por quartas no II-V-I em maior
- Acordes por quartas no II-V-I em menor
Harmonizações por Quartas
- Harmonização da música “Fotografia” utilizando voicings por quartas
- Fotografia: uma nova condução da harmonização
- Wave: harmonizando por quartas, quintas e segundas
- Odara: voicings por quartas e híbridos na rearmonização
- Rearmonizando
- Rearmonizando
Para o Infinito e Além
- Harmonizando uma melodia (1)
- Harmonizando uma melodia (2)
- Harmonizando uma melodia (3)
- Cinquenta tons (ou mais) de uma nota (1)
- Cinquenta tons (ou mais) de uma nota (2)
- Cinquenta tons (ou mais) de uma nota (3)
- Harmonizando uma melodia (4)
- Harmonizando uma melodia (5)
- Harmonizando uma melodia (6)
- Harmonizando uma melodia (7)
- Harmonizando uma melodia (8)
- Harmonizando uma melodia (9)
- Harmonizando uma melodia (10)
- Harmonizando uma melodia (11)
-
MARCOS
Top d+
Jonas Dollinger
Sempre digo que ser aluno do professor Turi mudou minha vida musical. Com esse curso isso se comprova cada vez mais. Harmonia não é um assunto fácil. E no mundo de hoje onde tem muita informações espalhadas e sem credibilidade foi uma alegria encontrar mestre que tem o gabarito do Turi, que criou essas aulas onde ele organiza o conhecimento de uma forma profunda e super compreensível. Certamente quem participou dessas experiências saiu na frente.
Lucas Bardo
Venho agradecer essa imersão harmônica, foi a melhor escolha que fiz!! Turi muito obrigado pelos ensinamentos, conteúdo abrangente e uma didática esclarecedora! Eu estou mergulhando mais profundo devido esse laboratório. A música bem explicada vira um prazer maravilhoso, me sinto outro depois desse curso, estou compreendendo a música! Levarei comigo pra sempre essa amplitude adquirida. Grato professor!
Jose Saraiva Junior
Esse é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade, disse Neil Armstrong. Eu digo ..Fazer um curso de Harmonia é um pequeno passo para um músico, porem fazer o Curso de Harmonização e Rearmonização é um salto gigante para ganhar um espaço harmonico do entendimento das infinitas possibilidades. Fomos à lua e voltamos músicos melhores.
Celso Augusto
Confesso que não esperava chegar num nível de conhecimento como esse que o mestre Turi Collura no curso “Harmonização e Rearmonização” tem nos proporcionado. A quebra de conceitos equivocados a cada aula, a segurança com que nos é transmitido o conhecimento, sua didática clara e eficaz, obviamente os resultados já aparecem. Só gratidão mestre. Máximo respeito!! Obrigado pelo presente de poder ser seu aluno. Me sinto realizado a cada aula, a cada novo projeto que tenho tido a capacidade de assumir após seus ensinamentos! Gratidão
Fabio Alves
Boa tarde amigos ! Esse curso de Harmonização e Rearmonização com o professor Turi Collura é realmente um divisor de águas ! A maneira que é passado o conteúdo, de uma forma clara e sequencial ! Em uma crescente ininterrupta ! Só agradeço pela oportunidade ! Obrigado professor por disponibilizar tal conhecimento !
Jose Saraiva Junior
Cada vez mais adentramos em um mundo Paralelo de possibilidades Harmônicas. O mundo tonal nunca mais será o mesmo, agradeço ao Professor Turi Collura pelo conhecimento transferido nas aulas do Curso de Harmonização e Rearmonização um verdadeiro processo de iniciação a uma alquimia de sons que estava no Piano, mas não sabia como usar.
Mauricio Marcos Ribeiro
Sensacional o laboratório de Harmonização e Rearmonização, poucos tem a didática do mestre Turi Collura, sem falar no conteúdo apresentado. Um material pouco encontrado e pouco divulgado em lingua portuguesa! Esta valendo muito a pena. Mais uma vez muito obrigado mestre Turi Collura!
Alice Noses
A energia contagiante do prof Turi e sua abordagem dinâmica em todos os cursos que fiz com ele faz com que o ambiente de aprendizado, mesmo sendo on-line, seja envolvente, onde todos os participantes se sentem à vontade para compartilhar ideias e interagir. O curso de rearmonizacao e harmonização era o que eu precisava, sempre me interessei pela harmonia mas sentia que tinha essa lacuna para ser preenchida. Importante destacar a organização do curso, um cuidado excepcional ao planejar cada aula, mantendo um cronograma bem estruturado e fornecendo materiais complementares de alta qualidade. Parabéns prof!! E muito obrigada!